Conversa Fiada/Off Topic

Já saiu a noticia que os aumentos serão na ordem dos 9 a 10%.

O 1 escalão nacional até 20g vai para 0.65€.
O engraçado é que os CTT dizem que vão absorver parte do aumento… mas este aumento já se fala à meses!!

A partir de hoje vou iniciar o meu projeto 2024.
Qualquer pintelho que dê para fazer reclamação vou fazer. Começo com os postais enviados no encontro de Natal que chegaram ontem.

Edit: reclamação feita

1 Like

Coitadinhos, tão atenciosos!!! :face_with_symbols_over_mouth:

Tal como comentei no tópico “o que recebeu hoje”, eles retêm de propósito os postais, as cartas foram sendo entregues.

Já há vários anos que fazem isso, já apresentei reclamação porque pagamos o mesmo por um postal e uma carta e responderam que foram situações pontuais do mês de Dezembro. Já têm textos standard para responder…

Por isso é necessário fazer reclamações.

Eu agora até se o funcionário tiver uma nódoa na camisa vou reclamar.

1 Like

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Css, css!!!

Tens toda a razão mas eu já não tenho energia para continuar a receber as mesmas respostas esfarrapadas e sem nada mudar… as reclamações no trabalho enchem-me a paciência. E além dos CTT ainda tenho os meus ódios de estimação: Carris Metropolitana, NOS e EDP…

Passo aqui só para fazer um bocadinho de publicidade ao encontro-plantação!

Venham ajudar-nos a crescer a floresta do Postcrossing, tragam amigos! :evergreen_tree:

2 Likes

O nossos pobres postais de Natal enviados no início/meio de Dezembro (e com carimbo dessa data!) estão a chegar agora aos destinos, às pinguinhas :scream: É só o correio aqui em Tavira que anda engasgado, ou mais alguém notou alguma coisa?

Acho que é geral. Tenho alguns postais, principalmente para a Alemanha, a viajar há imenso tempo. Tudo demora imenso tempo a chegar onde quer que seja. É desanimador e vamos pagar mais por um serviço que não funciona :expressionless:

Mea culpa, o meu chegou na semana passada mas ainda está para ser agradecido, desculpa, estava à espera de o fazer em Leiria. :pensive:

Os meus postais pararam no tempo no final de Novembro, quando os tempos de viagem já eram péssimos. Mas volto a dizer: os CTT prendem os postais dentro de Portugal, tudo o que é estrangeiro é prioritário. Não vale a pena enviar postais de PT para PT a partir do final de Novembro e até Janeiro, fica tudo preso. Só entregam cartas. Eu tenho vários exemplos assim, quem me enviou postais de Natal em Dezembro em envelope, chegaram, os postais só chegaram em Janeiro. E tem sido assim nos últimos anos.

Mas o atraso é um mal geral. No início de Dezembro enviei quase 40 postais da Alemanha. Ainda estão 7 em viagem, sem contar com os postais para a China, que só enviei de cá, para poder imprimir as moradas em chinês.

E vais continuar a pagar e cada vez mais. Agora a desculpa é que aumentam preços porque têm menos volume de trabalho. Como vão ter cada vez menos trabalho, vão aumentar cada vez mais o valor. E quanto mais cobram, menos as pessoas enviam.

Neste momento há empresas privadas a cobrar menos pelos serviços de entrega do que os CTT por isso é fácil de perceber onde vamos parar. :pensive:

Suponho que esta tolerância se continua a aplicar. Ainda não me apetece pagar mais já na próxima semana :face_with_hand_over_mouth:

NÃO PAGUES! :imp:

Há um mês de transição, vou enviar a taxa antiga até 1 de Março.

2 Likes

Muito se fala agora de postais expirados e longos tempo de viagem por isso venho aqui alertar para algo que me fez perder muito dinheiro nos últimos anos, e em especial no ano passado.

Em 2023 uma grande parte dos postais que enviei para a China nunca foram registados, com particular desastre para um grupo de 8 postais que enviei dia 02/05/2023.

A partir de Setembro passei a enviar apenas as moradas em Chinês, os postais chegaram em tempos normais (20 a 30 e tal dias).

Em Novembro reenviei o postal Postcard PT-785144

E em Dezembro reenviei este:
Postcard PT-785133 (e outros 3 que ainda não chegaram, mas se Deus quiser, hão-de chegar até Maio).

Eu sou totalmente contra a impressão de papel desnecessariamente mas contra factos não há argumentos. Entre estragar uma folha de papel e deitar €€ à rua, há que albardar o burro à vontade do dono.

O próximo passo será passar também a imprimir as moradas para a Russia que estejam em cirílico, mas para isso ainda preciso ganhar coragem. Algo me diz que se calhar vou ter uma agradável surpresa…

E hoje o alerta é, para quem anda distraído: não acreditem nos CTT! :rofl:

Quem viu os posts no FB sobre o “novo balcão de Filatelia no Camões”, não percam tempo. O “novo balcão” só tem meia dúzia de séries para venda e nem sequer se podem fazer encomendas. Para compensar, parece que quem vai assegurar o serviço são funcionários que percebem da coisa, pelo menos têm uma conversa animada e desabafam o que vos vai na alma contra o fim da Filatelia em Portugal…

Aliás, nem carimbos comemorativos têm. O único balcão ao público de Filatelia continua a ser apenas os Restauradores, com a restrição dos horários da Adélia. Supostamente qualquer funcionário da estação pode vender Filatelia mas vão lá e esperem sentados.

Valeu a ida para saber que Israel está a mandar para trás todo o correio que lhes chega, é algo que não foi divulgado ao público porque os CTT ainda não sabem como resolver a coisa, por isso não está no site Procedimentos para Alertas de Envios Internacionais nem espelhado no The Postal Monitor gives an overview of mail disruptions around the world

Que tristeza, não dizerem nada e deixarem andar. :weary: Não temos muitos postais a viajar de cá para Israel, pelo que os dados não nos dão muita segurança para bloquear a rota… mas vamos ficar de olho. Outros países parecem conseguir que o correio seja entregue lá, pelo que espero que os CTT arranjem maneira de fazer o mesmo.

1 Like

Acho que dezembro foi particularmente mau… Janeiro correu melhor. Tenho postais a chegar agora ao destino que demoraram à volta de 60 dias, e outros que levaram 10, para os mesmos países. :woman_shrugging:

A funcionária estava revoltada também, acha (e bem) que se devia deixar de aceitar correio para lá até a situação se resolver. A verdade é que a Direcção dos CTT está mais interessada em aumentar preços à desgarrada e a vender património.

A situação vai rebentar quando os depósitos de correio esgotarem de novo a capacidade de armazenamento. Como eu comentei aqui há uns anos, tiveram de alugar armazéns no MARL para guardar correio porque as instalações de Cabo Ruivo há muito que estão a abarrotar. Pelos vistos já tiveram de alugar mais espaço lá e melhor… a Filatelia é provável que vá parar ao MARL também por falta de espaço no pouco espaço que sobra em Lisboa.

O serviço nobre, que até há 20 anos tinha sempre um balcão aberto ao público, passou da Av. Casal Ribeiro para um beco em Alvalade, agora estão temporariamente em Odivelas (onde já não há atendimento ao público) e depois vai acabar num armazém atrás do sol posto nos confins de Loures, acabando com todas as hipóteses de atendimento pessoal.

Por isso criaram aquela coisa ridícula daquele falso balcão. Pode ser que um dia possa ser uma verdadeira loja de Filatelia mas durante os próximos tempos é apenas fogo de vista. :face_with_symbols_over_mouth:

Olá a todos!

Que pena, não consigo transportes para essa zona :slightly_frowning_face:
Essa actividade era muito gira.

Gostava de participar mais nos encontros mas não tenho conseguido pela localização ou pelas datas. A ver se este ano corre melhor, já há previsão de mais encontros? :slightly_smiling_face:

Susana, serás certamente muito bem-vinda nos encontros!

Acho que nos próximos tempos só está marcado um encontro em Matosinhos… mas com certeza hão-de aparecer mais!

Se quiseres ficar de olho na secção dos encontros, é boa ideia receber as notificações de quando um novo tópico é criado nessa categoria (“Watching first post”). :slight_smile:

Desejo a todos uma Páscoa cheia de coisas doces e muitos postais!

Abusem do chocolate enquanto podem, já só faltam 2 meses para o Verão! :smiling_imp:

2 Likes

Boa Páscoa para todos!

1 Like