Conversa Fiada/Off Topic

Nunca recebi um feedback destes @Miguel-Isaias . Não terá sido uma etiqueta “perdida” que se colou ao postal?

Isso deve ser um carimbo. :thinking: Os CTT só colam etiquetas quando devolvem o correio. Os carimbos com flâmulas são mais compridos e quando metem tinta, os primeiros saem muito carregados.

Aliás o “uses to put” é indicativo que não é uma etiqueta, se é algo que “costuma receber”. E o “é dificil ler” é porque consegue ler alguma coisa, com uma etiqueta ia tudo ao ar.

Se é realmente uma etiqueta por qualquer motivo que desconhecemos (se levava a taxa correcta de selos então é de todo descabida), é um pouco exagerado estar a chamar-te à atenção que os nossos correios “costumam” fazer isso. :thinking:

Não gosto de ser o portador das más noticias, mas o aumento dos CTT vai ser maior que 7,8 % como anunciado.

Envio correio normalizado até 20 gr (a partir de 1 março)
Nacional: 0,61 €
Europa: 1,05 €
Mundo: 1,15 €

Informação completa: https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data/67a2c94d-1224-450d-8c9a-c62269cb1717/file2/b8df8417-c17c-4117-adc2-c4a71666442e/export/Precos-correio-pub1-mar-2023_09022023-v3.pdf

:face_with_symbols_over_mouth: :face_with_symbols_over_mouth: :face_with_symbols_over_mouth: :face_with_symbols_over_mouth: :face_with_symbols_over_mouth:

Pergunta para queijinho que sou noob nisto… no site dos CTT só se vendem as séries completas, mas e se eu quiser fazer a encomenda de determinados selos ao balcão de uma loja. Mandar vir da filatelia via loja. É possivel?

Por exemplo, na série das árvores (2017 acho) só encomendar o selo do sobreiro.

Nim. Não tens de usar a loja, envias email para filatelia@ctt.pt e pedes exactamente os selos que queres e a quantidade e depois pagas por transferência bancária. Podes é consultar o site para ver exactamente qual é a referência do selo que queres.

Por exemplo, a emissão em apoio à Ucrânia: CTT

Se quiseres apenas o selo, a referência é: 20222210195 CTT

Quando os contactei durante o degredo de 2020-2021 até me enviaram uma lista com todos os selos que tinham disponíveis desde 2013, blocos incluídos, com a referência, a descrição do selo e o valor.

Já contava com uma surpresa destas dos CTT.
O governo aprova estes aumentos mas nada faz para penalizar os ctt pelo mau serviço que fazem.

Esse é um excelente ponto, Rui: os ctt estão em monopólio praticamente absoluto no mercado, e fazem-se valer dessa posição para fazer o que entendem em termos de (péssimo) serviço ao consumidor. Cada vez vejo menos postos de correio, os que ficam têm poucos funcionários, que são lentos e nada flexíveis na relação com os clientes, e assim cada vez que entro numa das poucas estações dos ctt de Viseu há sempre filas enormes que desencorajam qualquer um.

Relativamente aos preços que o Tiago refere: já se sabiam que iam aumentar, mas estamos a falar de aumentos a rondar os 10% !!
A inflação foi de 7,8% em 2022 (e está a baixar em 2023) e os ctt tinham anunciado em Janeiro um aumento médio de 6,58%: “A variação média anual do preço será de 6,24%, sendo que o aumento máximo para este ano foi estabelecido em 6,58%. Segundo a mesma nota, esta variação está enquadrada na política tarifária da empresa e resulta da aplicação do convénio de preços do serviço postal universal para o período 2023-2027.”

E como é definida esta “política tarifária”?
Assim: “O convénio que define os critérios a que deve obedecer a formação dos preços dos serviços postais que compõem o serviço universal (SU) foi assinado pela ANACOM, os CTT – Correios de Portugal (CTT) e a Direção-Geral do Consumidor (DGC) e vai vigorar durante os próximos três anos (2023-2025).”
E como funciona?
Assim: "Relativamente ao regime de preços dos serviços abrangidos pelo Convénio, em linha com o que se tem verificado no passado, estes preços estão sujeitos a uma variação média anual máxima, em cada ano de vigência. A variação máxima admitida resulta de uma fórmula que leva em consideração o índice de preços do consumidor, a variação de tráfego, o peso dos custos variáveis nos custos totais e a eficiência associada à atividade dos CTT no âmbito da prestação do SU. A fórmula de cálculo dos preços inclui ainda um fator a aplicar caso ocorram alterações significativas de contexto relacionadas com as condições de prestação do SU. Este fator poderá fazer alterar a variação máxima de preços permitida para cada ano, para cima ou para baixo, dependendo das alterações significativas de contexto que se verifiquem, relacionadas com as condições de prestação do serviço, e do impacto das mesmas no cumprimento dos princípios a ter em conta na fixação dos preços do SU, mas o seu valor será sempre determinado por acordo entre os três signatários do convénio.

Para cada preço estabelece-se ainda uma variação anual máxima e uma variação máxima para o período global de duração do Convénio, respetivamente de 15% e de 30%, que não poderão, no entanto, colocar em causa a variação média anual máxima de preços aplicável à globalidade do cabaz.

Atendendo ao princípio da acessibilidade de preços e como garantia da proteção dos direitos e legítimos interesses dos utilizadores, em particular dos consumidores, continua a definir-se uma variação anual máxima para o preço dos envios de correio normal nacional com peso até 20 gramas, que constitui a prestação com maior relevância em termos de tráfego para o segmento de utilizadores ocasionais, fixando-se essa variação máxima em 4 cêntimos por ano."

Confusos?

Pois é, meus amigos, para mim é mais um capítulo do já conhecido “fartar vilanagem”.

1 Like

Miguel,
Por isso é que eu referique os precos estavam acima do esperado.

E é por isso mesmo que não percebo porque ainda perdes tempo a tentar compreender como é que agora calculam os aumentos. :thinking: Aumentam como lhes apetece. Aumentam para tapar o buraco do Banco CTT. Aumentam conforme têm desculpas do Covid, da guerra… :imp:

Fui comprar alguns I’s e… nos Restauradores dizem que não sabem de aumentos! :imp:

Quem quiser/puder comprar letras não deixe muito para cima da hora, nos últimos anos não saíram muitas séries sem preço, tive de trazer alguns autocolantes porque me recusei a trazer o Saramago. :expressionless: :expressionless: :expressionless:

Cai a ficha quando compras 16 selos e te apercebes que poupaste € 1,60 :broken_heart: :broken_heart: :broken_heart: :sob: :sob: :sob:

exactamente o meu problema, trouxe algumas Agustinas da última vez que comprei. I tens de 2022 a série dos 100 anos da travessia do Atlântico.

:sob: :sob: :sob: :sob: :sob:

Eu se fosse a vocês esperava mais uns dias para os novos N… A série de Castelos vai ser só N, pelo que me indicaram, e os selos são muito giros (informação da minha estação, que já os recebeu).

Quando saem? :thinking:

Ou 23 ou 24 fevereiro, não me recordo.

1 Like

23 Fevereiro

Obrigada aos dois! A ver se quinta-feira dou lá um salto dentro, quando for ver o apartado.

Só por curiosidade: os CTT nunca mostram os selos antes do lançamento? :thinking:

Estou agora mesmo a ver o planos de emissões e infelizmente não há imagens.

Castelos e Fortalezas da Raia, estou mesmo curiosa :shushing_face:

Não, segundo eles, é proibido. Até depois de sairem, às vezes, o site continua por actualizar, tal não é o secretismo. :rofl:

Mas há quem tenha acesso aos selos e os divulgue num blog qualquer. Ou divulgava há uns anos. Aqueles compradores com privilégios especiais…

Com outras funcionárias da Filatelia dos Restauradores cheguei a ver os selos antes de saírem mas a Adélia é uma “dragona” defensora das regras (o que acho bem!!!) por isso nem me atrevi a pedir para ver estes, que ela já tinha na semana passada.

Eu já não estou. :pleading_face:

Eu só perguntei: “acha que eu vou gostar?” E ela respondeu “podiam ser menos escuros”. Ela já me conhece, se os selos fossem do meu agrado tinha logo dito que “vai-se passar”, assim, perdi logo a pica… :unamused: :unamused: :unamused:

Mas garantiu “não são feios”. Eu respondi “Fiel seguidora de S. Tomé: ver para crer!” :rofl: :rofl: :rofl:

E pela quantidade de carimbos, há-de ser uma daquelas folhas quase A4 com uma catrefada de selos que vai obrigar a uma ginástica brutal para quem quiser ter os selos todos com os carimbos respectivos. Haja paciência! :unamused: