Vencedor (a) Mês de Maio 2023

Exato. Mas entretanto e depois de continuar a enviar constato: os meus chegam, os enviados para a minha morada nem por isso. Já reclamei nos CTT e não se trata de selos, mas da falta de carteiros e terem correio de algumas semanas em atraso.
Acho que isto nem é discussão. Eles indicam na página deles os fora de circulação anteriores ao ano X. Os que uso não são fora de circulação. Nos CTT dão a indicação que os posso usar assim. Enquanto houver, é descontinuar. Já li o decreto lei que referem no site após algumas conversas sobre isto e há uma parte que dizem que nos selos correntes não podem aplicar mais taxa/valor. :person_shrugging: Eu até posso estar enganada, mas em toda a informação do CTT me dizem que posso usar. Ou pelo menos não dizem que não posso usar assim.

Ok. Não vou insistir. :wink:

Não, não dão. Lá por um funcionário desconhecer as regras não quer dizer que esteja correcto. O que menos falta nos CTT são funcionários burros.

Os selos podem ser utilizados desde que estejam em vigor (estão em vigor todos os selos emitidos desde 2014).

Mas tal como disse a Diana, as tarifas têm que ser ajustadas à taxa actual, se não forem os das Letras. Um selo de € 0,57, seja ele de que ano fôr a partir de 2014, tem de levar a taxa acrescida até perfazer o roubo do preço actual. Quer seja em selos, quer seja em etiqueta. Já os das letras, terão sempre o valor do dia em que são vendidos e não o valor de quando foram emitidos.

O facto de “passarem” também podes colar um autocolante qualquer nesse espaço a imitar um selo que provavelmente a máquina não reconhece a fraude.

Mas o correio é sujeito a controlo aleatório ou se esse correio for rejeitado pelas máquinas por alguma razão e o correio for tratado por mãos humanas, se esse correio com franquia abaixo da aplicada for apanhado acontece 2 destas situações:

  1. se tiver morada do remetente: é devolvido com os selos riscados ou com um autocolante por cima a inutilizá-los

  2. se não tiver ou mesmo que tenha, podem sempre entregar mas quem recebe paga a multa

Claro que isto são as regras deles, tal como muita coisa neste país actualmente, não há controlo ou profissionalismo para fazerem pagar quem deve, e não aumentar os preços para todos.

Posto isto, o Postcrossing espera que os utilizadores respeitem as tarifas dos correios e que cumpram as regras.

3 Likes

Mas eu enquanto postcrosser quero ser correta. Não tenho enviado correio com tarifa abaixo, assim sendo, propositadamente. Mas sim, deram-me essa informação. E vindo do próprio CTT não vou esperar que não seja a informação correta.
Não me parece que a pessoa em questão seja burra, nem a conheço, até porque ela contactou, a minha frente, a sua superior. Mas aqui na vila devo ser a única, ou das poucas, a ir comprar selos Europa/internacionais.
Quando lá for esta semana vou alerta-la para.

2 Likes

Uma duvida, onde compram os selos de .10 cêntimos, por exemplo? Tenho alguns comprados há muito tempo já, mas aqui no espaço CTT não têm.

As estações deviam ter todas as emissões base (onde estão incluídos os selos das “taxinhas”) mas isso também é uma utopia, por sorte tenho várias estações a poucos metros de distância, se não houver numa, há noutra… Quem ainda tiver forças, é apresentar uma reclamação por escrito quando uma estação responde que não tem selos base.

Para o resto das pessoas que não podem vir à Baixa de Lx, aconselho sempre que se encomende pelo email da filatelia: filatelia@ctt.pt, podem ter dores de cabeça por vezes mas lá vão resolvendo as coisas.

1 Like

Vou tentar perceber se consigo. Em tempos chegaram a não ter selos mesmo. Entretanto avisei que tenho interesse em ir comprando e têm sempre alguns, ainda que sem escolha. Pode ser que a pedir destes, também consiga.

Se for preciso eu compro aqui! Tenho de os ir martelando para terem essas séries disponíveis. :wink:

1 Like

Ok. Obrigada. :sweat_smile: Avisarei como correu o meu pedido.

1 Like

Hoje em dia os CTT são quase tudo menos correios! São banco, são livraria, loja de eletrodomésticos e de vez em quando lá fazem serviços relacionados com correspondência. Não admira que algumas regras e informações, passem ao lado, o que é só triste.

3 Likes

Os postos pequenos (juntas de freguesias; lojas) não costumam ter, mas os mais centrais deveriam. No meu caso, o de Sta. Ma da Feira. Mas às vezes tenho de insistir… dizem que não têm, peço para irem ver lá atrás, afinal têm… :woman_shrugging:

Eu vinha mesmo aqui era agradecer os três postais fantásticos que recebi hoje.

@DianaCoelho que postal fantástico foste tu encontrar nessa feira de antiguidades. Adorei! Que foto maravilhosa, que velhotes tão fofos :heart_eyes: Este postal fica lindamente na minha colecção de velhotes.

@tipgoncalves (cada vez que vejo o teu username penso que és um rapaz e que te chamas Tiago). O Mont de St. Michel está na minha lista dos 10 lugares que mais quero visitar. Há anos e anos que quero lá ir.

@Maritere claro que recuerdo que nos conocimos en Salamanca! Lo pasamos muy bien. Fue en… 2009 :hushed:
Gracias por enviarme una postal de mis favoritos.

Obrigada às 3 pelos belos postais.

3 Likes

A sério? Pus o postal no marco do correio sexta à tarde e já chegou? Estou impressionada…
Ainda bem que gostaste, achei que eras a pessoa indicada para este postal. :grin:

ahaha Acontece-me isso com alguns usernames :slight_smile:
Mas sou a Tânia… Vai, que vale a pena… Achei aquilo um sitio mágico… Muito bonito!

Chegou mais um.

Obrigada @ogait. Sabes, vi num post no IG ou FB a foto em que mostravas este postal e pensei logo “será que é para mim?” :smiley: Não há postal com velhotes que te escape!!

2 Likes

Ahahah … está visto que vou deixar de publicar no IG/FB :slight_smile: :slight_smile: Ainda bem que gostaste… é uma coleção muito gira que comprei em Marvão (mesmo na vila)

:rofl: :rofl: :rofl:

Eu nem sequer pensei “será que é para a Marta”, eu pensei logo: “Mais um postal para a colecção da Marta”!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

2 Likes

O meu postal segue segunda :postcard: :raised_hands:t3:

1 Like

Hoje recebi o postal da @Isacle.
Muito obrigada Isabel. A Terceira foi a primeira ilha dos Açores que visitei, já lá vão quase 11 anos. O mês que vem vou até à ilha do Faial.

1 Like

Bom Dia!
Embora pareça uma contradição, estou muito feliz por ter sido o falso vencedor do mês de maio. Recebi um lindo postal de girassóis da Martinha. @martinha
Muito obrigada :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts:

2 Likes