Postais máximos... não são o máximo?

Há uns anos um filatelista disse-me que um postal máximo é uma maneira de estragar um postal, um selo e um carimbo. :face_with_hand_over_mouth: Por isso nunca liguei muito a estes postais, até porque para ser considerado um verdadeiro postal máximo, tem de obedecer a vários critérios e nunca me dediquei muito a aprofundar o tema.

Com o passar do tempo acabei por me render e vou juntando os que me aparecem. O album dos que já tenho juntos numa caixa estão neste album (que vou actualizar, se Deus quiser, ainda esta noite… :innocent: ), outros haverá ainda por caçar… https://photos.app.goo.gl/hA6oTxsSE59GxDH99

Acabei agora de digitalizar estes, que gostava de partilhar convosco, porque no meu entender, são dos mais bonitos dos CTT com fotos (têm mais bonitos desenhados). Não resisti a partilhar também o FDC. Alguém aqui vai reconhecer… :smiling_face_with_three_hearts: @florentina

O que acham? Gostam de postais máximos? E têm mais maxicards para partilhar com o pessoal? Vá, não se acanhem!! :sunglasses:




7 Likes

Do you have these … or you want these maxicards? If you do have and want to exchange for maxicards I will be more than happy to send you these maxi cards

scan0004



scan0005

Best regards
Sagar

1 Like

Amazing maxicards, thank you for sharing! :sunglasses:

I don’t have them but I’m not doing swaps at the moment, sorry! Perhaps someone else will be interested! :slight_smile:

1 Like

Não conhecia estas. :smiley:

A caixa-mala acho (acho, não tenho a certeza) de a ter visto no museu das comunicações. Já há muito tempo que lá não vamos num encontro, tenho de pensar nisso. :wink:

Boa Tarde,
Sou ignorante quanto a este assunto. Por isso, se poderem responder as minhas questões agradeço.

  • Pelo que entendi para ser máximo, tem de ter um selo na frente do postal, certo?
  • E os CTT aceitam para envio?
  • Onde compram esse tipo de postais?

Obrigada pela vossa paciência.

Não e sim… Sim, o selo é colado na parte de trás do postal (imagem) mas para ser um maxicard tem de ter 3 regras básicas: concordância entre o postal, o selo e o carimbo.

Ou seja, um exemplo prático: para fazeres um postal com um selo dedicado ao jardim zoológico de Lisboa, o postal tem de ser de um animal que habite no nosso zoo (se o selo fôr de uma girafa o postal tem de ser uma girafa de Angola - não serve qualquer girafa - que são as que temos) e o carimbo ou é o carimbo especial da edição, ou é um carimbo dos CTT da freguesia onde está o zoo, uma vez que não existe um carimbo a dizer “Lisboa”.

Um pormenor: o postal não deve ser exactamente a mesma imagem do selo, a não ser que seja um quadro ou algumas obras de arte.

Se o selo ainda estiver em vigor e se completar a tarifa, aceitam. Se a tarifa não chegar, tens de colocar o resto no local “normal”.

Mas esta é uma das grandes guerras com os CTT, estando mal informados, por vezes não aceitam os postais assim e mandam enviar dentro de envelope.

Nos CTT, nas lojas filatélicas, em feiras de antiguidades, ou podes fazer tu. Não sei se ainda há, mas havia um clube de maximafilia que costumava fazer maxicards e os distribuia pelos afiliados (mediante pagamento).

Um pormenor: se tentares fazer um maxicard, na parte onde vais colar o selo, primeiro passa com uma borracha daquelas azuis (as míticas que apagavam caneta mas que na prática apagavam a tinta mas também apagavam a folha porque ficava um buraco :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:) para tirar o brilho do postal, ou o carimbo não “agarra”.

1 Like

Para quem está interessado em maxicards, ontem saiu a série Europa, que como é costume, tem maxicards: CTT

Fiquei triste. São feios :frowning:

A culpa não é propriamente dos maxicards, é da emissão, que não tem pés nem cabeça. :unamused:

Mas creio que pelo menos no caso da Nazaré se possam fazer maxicards de jeito, desde que se consigam postais com a imagem onde está o santuário. :thinking:

Não consigo colocar a pagela aqui porque está em pdf mas os carimbos desta série estão disponíveis em:

Restauradores
Palácio dos Correios (Porto)
Zarco (Madeira)
Ponta Delgada (Açores)
Nazaré
Machico (Madeira)
Povoação (Açores)

Normalmente os carimbos todos de cada emissão estão disponíveis nos Restauradores. Mas como esta emissão tem muitos, não acredito muito, talvez só os principais, que nesta emissão serão Lisboa, Porto, Zarco e Ponta Delgada… estranho, Faro também costumava ter um carimbo, se calhar esgotaram o plafond… :thinking: