Na semana passada, fui enviar seis cartões postais (três com um selo para países mais perto e três com dois selos para países mais longe, para economizar e pagar a diferença) na agência franqueada no bairro vizinho, a atendente falou que para a diferença que falta precisa colocar mais selos e não pode aceitar o que faltava a diferença, mas aceitou três (2 cartões com 1 selo e 1 cartão com 2 selos, eu não entendi nada). Levei outros três para agência oficial no centro, um atendente cobrou a tarifa inteira, sem contar selos!!! Ele disse que trabalha há 15 anos e blá blá, não aceita os selos de primeiro porte, eu fiquei tipo “como assim”, sempre enviei os cartões com selo desse porte e nunca deu problema. Mesmo assim, paguei a tarifa completa, os selos não valeram nada, para quê comprei à toa?
Uma conhecida minha que mora em Goiás tentou enviar o caderno pelo registro módico, mas a atendente não aceitou, porque só aceita livros, a tarifa normal é R$ 80, absurdo! Eu já enviei os materiais escolares pelo registro módico muitas vezes! Não faz sentido! Olha, sinceramente, estou muito desanimado para continuar com Postcrossing.
Desde que mudou os valores de tarifa, Correios fica complicando, inventando regras na cabeça deles toda hora. Sei que tem gente aqui que trabalha no Correios, mas desculpe, tô desabafando, também vejo muita gente se frustrando por causa disso. O sistema devia ser simples, fácil acesso e hábil, mas gosta de ficar complicado em tudo, não é possível!
Quando falta valor para completar a tarifa de um país específico, você completa com selos, dá pra comprar os selos faltantes na hora, no balcão com o atendente. Se o valor passar, não há o que fazer. Mas nunca ouvi falar que não aceitam selos de primeiro porte. Eu compro vários e coloco nos meus postais/cartas e sempre aceitaram, em mais de uma agência (Recife - PE)
Para envios internacionais, de postais e cartas, os selos de porte (1º, 2º,3º etc) podem ser sim utilizados, desde que estejam acompanhados de algum selo com valor facial (selos com algum valor em R$ impresso).
Vim aqui no forum procurar alguém que tenha passado por algo parecido e topei com seu post. Hoje fui mandar uma carta internacional, simples, só tinha papel e alguns adesivos simples, desses de decorar papel mesmo, e o atendente ficou apalpando a carta e implicou com os adesivos! Não consegui acreditar. Depois ele chamou a supervisora da agência, gerente, não sei, porque parece que fizeram uma reunião sobre cartas internacionais e ela disse que não tinham falado nada sobre adesivos (!!!).
Estou de cara e muito decepcionada. Queria voltar a mandar cartas e cartões postais mas estão colocando cada vez mais empecilho. O que um adesivo pode ter de errado, gente? Isso e o fato de que volta e meia algum país não recebe mais correspondência. Tá muito complicado…
Nossa, que revoltante mesmo! Agora Correios começou a fiscalizar os conteúdos dentro da carta? Isso é absurdo mesmo! Cada vez mais piorando, para que serve o correios mesmo?
Que horror! Nunca tive esse problema. Os atendentes estão tão desacostumados com envio de cartas e postais que às vezes nem sabem mais o que é regra ou não. Às vezes tenta outra agência que pode dar certo.
ai gente agora fiquei preocupada… sou de curitiba, mas não moro no brasil há anos, semana passada estive lá visitando e enviei 25 cartões (todos com selos que somando davam os valores corretos)
não sabia que existiam essas regras de envio com selos, só entreguei na mão da atendente, ela perguntou se estavam todos selados, eu disse que sim e fui embora
agora estou com medo de algo ter dado errado e eles não enviarem os postais
acho que não vai ser um problema isso… se ele aceitou selado blz. mas tá demorando muito a chegar. enviei mais de 10 há quase 2 meses do brasil (selados normalmente) e até agora só três chegaram!
Oi pessoal!
Estoy há muito tempo longe do Postcrossing e o motivo principal foi exatamente esse: o descaso dos Correios no Brasil com os envios dos postais.
Cheguei a mandar mais de 20 e somente 3 chegaram. Isso tem uns 5 ou 6 anos. Algo mudou??
É muito triste… porque quando viajo ao exterior acabo enviando para os amigos que fiz aqui no Postcrossing, mas daqui do BR nunca mais fiz envio.
Há demasiado tempo, bem vinda de volta!
Sim, isso tão trágico não vejo. O que temos é que atentar para a agência, as franqueadas cometem abusos mesmo.
Volte, Karina! Veja que estamos com postais sendo registrados, mesmo em tempos de muita restrição como foi na pandemia.
Ah, outra coisa, agora o Postcrossing them o ‘travel mode’ que permite que vc envie postais de onde estiver, vão com o ID do país (a gente ajuda países com menos envios, por ex) e nosso mapa pessoal fica mais divertido.