DESABAFO sobre Correios (Brasil)

Na semana passada, fui enviar seis cartões postais (três com um selo para países mais perto e três com dois selos para países mais longe, para economizar e pagar a diferença) na agência franqueada no bairro vizinho, a atendente falou que para a diferença que falta precisa colocar mais selos e não pode aceitar o que faltava a diferença, mas aceitou três (2 cartões com 1 selo e 1 cartão com 2 selos, eu não entendi nada). Levei outros três para agência oficial no centro, um atendente cobrou a tarifa inteira, sem contar selos!!! Ele disse que trabalha há 15 anos e blá blá, não aceita os selos de primeiro porte, eu fiquei tipo “como assim”, sempre enviei os cartões com selo desse porte e nunca deu problema. Mesmo assim, paguei a tarifa completa, os selos não valeram nada, para quê comprei à toa?
Uma conhecida minha que mora em Goiás tentou enviar o caderno pelo registro módico, mas a atendente não aceitou, porque só aceita livros, a tarifa normal é R$ 80, absurdo! Eu já enviei os materiais escolares pelo registro módico muitas vezes! Não faz sentido! Olha, sinceramente, estou muito desanimado para continuar com Postcrossing.
Desde que mudou os valores de tarifa, Correios fica complicando, inventando regras na cabeça deles toda hora. Sei que tem gente aqui que trabalha no Correios, mas desculpe, tô desabafando, também vejo muita gente se frustrando por causa disso. O sistema devia ser simples, fácil acesso e hábil, mas gosta de ficar complicado em tudo, não é possível!

Quando falta valor para completar a tarifa de um país específico, você completa com selos, dá pra comprar os selos faltantes na hora, no balcão com o atendente. Se o valor passar, não há o que fazer. Mas nunca ouvi falar que não aceitam selos de primeiro porte. Eu compro vários e coloco nos meus postais/cartas e sempre aceitaram, em mais de uma agência (Recife - PE)

Para envios internacionais, de postais e cartas, os selos de porte (1º, 2º,3º etc) podem ser sim utilizados, desde que estejam acompanhados de algum selo com valor facial (selos com algum valor em R$ impresso).