Chulice dos selos (turismo?)

Boas, queria contar esta situação que encontrei e que me deixou um bocado triste…

Fui a uma zona bastante turística e encontrei uma loja que vendia postais. O preço era bastante acessível então escolhi vários.
Quando fui à caixa a senhora perguntou se queria selos, e eu como novata que sou com muito poucos selos disse que gostava de os ver.

Resumindo a conversa, a senhora inicialmente disse que apenas tinham selos para a Europa e para mandar para o resto to mundo podia colocar dois selos, ao que eu disse que isso era um abuso pois selos internacionais são apenas 3 cêntimos mais caros que os da Europa.
Após ter escolhido os selos ela disse que era €1.40 por selo (que eu obviamente recusei e disse que afinal não queria selo nenhum).

Um turista a seguir os conselhos da senhora iria pagar €2.80 para mandar um postal para fora da Europa! Honestamente acho um ultrage!

Isto é prática comum ao comprar selos fora dos CTT?

Infelizmente, sim. Sempre que um postcrosser estrangeiro vem a Portugal a primeira coisa que lhe digo é para não comprar selos fora dos CTT (esses também são chulos mas ao menos são chulos “autorizados” :thinking:).

Na Baixa de Lisboa os CTT sabem bem quem faz isso, porque estão fartos de receber queixas dos consumidores mas também ninguém faz uma queixa oficial junto das autoridades, normalmente quem compra selos nessas lojas são turistas. Vender selos acima do preço em vigor é ilegal mas para os CTT agirem contra esses comerciantes não é economicamente viável. Acho que a máxima aqui é do género “ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão”… :rofl:

Mas atenção, essa prática não é exclusiva de Portugal. Em França, na mesma viagem e na mesma cidade, já comprei selos a preços diferentes. Mas a diferença eram uns cêntimos, se calhar até foi falta de informação da vendedora. Eu sabia que estava a pagar a mais mas era uma diferença tão pequena que não valia a pena puxar pelo meu Francês para protestar, já fiquei bem contente por ter encontrado selos para o vício. :stuck_out_tongue_closed_eyes:

1 Like

Obrigada, parece que não vou mesmo conseguir comprar selos fora dos CTT!

Estava com alguma esperança pois sempre que vou aos CTT conto com 30+ minutos de espera (e talvez azar meu, mas apenas têm um ou dois tipos de selos) e os postos de correio embora mais rápidos apenas têm aqueles selos com os pastéis de nata…

Encomendar online é que é aparentemente…

Para além de selos mais caros também já me tentaram vender selos fora de circulação. Umas vezes, como neste caso era falta de informação, noutros é mesmo chulice.

Isto aconteceu-nos uma vez (também em Lisboa), mas os selos não eram os normais que se compram nos CTT, mas selos personalizados com uma imagem qualquer. Seria o caso? Presumo que vender esses a preço superior aos portes não seja ilegal, uma vez que já são vendidos (pelos CTT) a um preço diferente.

Não. Isto foi na Madeira e os selos são uns que existem no site dos CTT com imagens da Madeira (táxi, flores,…).

Aproveitando o contexto, não sei que postais daqui podem ser famosos/requisitados… Se souberem ou quiserem algum é só avisar que eu procuro.

Olha, mesmo ao lado do museu do Ronaldo, há uma loja, agora não me lembro do nome, com postais a 0.10€. Quer dizer, há 2 anos era esse o preço. São baratos mas são bons, passa lá.

1 Like

É, sim, porque esses selos continuam a ter a marca dos CTT e têm um preço tabelado.

Agora, se é tão fácil apanhar os pequenos comerciantes bem identificados, e não fazem nada, creio que quem compra o “meu selo” depois faz o que quer…

1 Like

Os postos de correio não sei como são regulados nem quais as exigências (recuso-me a usar) mas nas estações próprias dos CTT, se só tiverem selos base (esses tais dos pasteis de nata e afins), devemos exigir selos “comemorativos”. Se não tiverem: reclamação no livro de reclamações!!!

Todas as estações devem ter alguém responsável pela filatelia e esse funcionário deve requisitar os selos à central. Se não têm selos é porque esse(s) funcionário(s) não quer(em) ter o trabalho (porque dá muito trabalho ter o inventário certo e ter de devolver selos quando saem de circulação, etc). Não estou a inventar, isto foi confirmado por funcionários dos CTT.

Isto tem sido cavalo de batalha dos poucos coleccionadores que ainda restam e quanto a mim, tem dado resultado. Há uns anos ia às estações perto de casa e nem selos tinham, agora que sou obrigada a usá-las por causa do covid, estou surpreendida pela positiva, têm sempre selos comemorativos, inclusivé as últimas emissões. Até têm alguns blocos.

2 Likes

Muito obrigada, vou passar lá sim!!

Pois, não sei como são regulados, mas não tenho nenhuma estação perto de casa pelo que acabo por usar essas quando quero despachar alguma coisa rápida, especialmente agora com trabalho remoto que raramente saio da zona durante a semana.

Não sabia, mas faz sentido. Quando estiver de volta vou tentar que na estação mais próxima comecem a fazer esses pedidos.

1 Like

Paulita, confessa, em quantas estações dos CTT é que já não te deixam entrar? :joy:

1 Like

:rofl: :rofl: :rofl:

Muito pelo contrário, até quase me põem uma passadeira vermelha!!! :rofl: À 3ª vez a ir à de Loures (não é a minha estação), o responsável levantou-se logo para ir ao cofre buscar selos e a funcionária que estava ao balcão ao lado, vira-se para a que me estava a atender e disse: “esta menina quer selos de goma, não quer autocolantes” e o chefe respondeu-lhes que já estava a tratar disso, e acabou por ser a do lado que fez a venda. :rofl: E estava de máscara todas as vezes porque antes do Covid só lá tinha ido uma vez, e literalmente no século passado! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Tomara as estações todas terem mais clientes que nunca saem de lá com menos de € 50,00 em selos, ainda por cima nestes 2 anos em que deixaram de vender milhares de selos aos turistas e devem estar com dificuldades em cumprir os objectivos… têm que me tratar bem, senão… :smiling_imp:

Confesso que vou ter saudades das estações daqui, de os pôr em alvoroço para irem buscar selos, mas conto as horas para poder voltar aos meus queridos Restauradores… :green_heart:

1 Like