Tarifas de correio para postais - BRASIL & PORTUGAL 2023 (wiki)

Que gostoso voltar à ativa!
Agora é ter muita paciência pois em tempos covídicos o andar da carruagem é bem lento…

1 Like

Olá, pessoal! Alguém sabe me dizer se as tarifas postais no Brasil tiveram algum reajuste em 2021? Achei meio impossível encontrar essa informação nos sites dos correios :frowning:

Até o momento não houve reajustes.

1 Like

Hoje consegui enviar mais postais e continua o mesmo preço

3 Likes

Obrigada!

1 Like

para os mais distraídos (como eu) os CTT aumentaram (dia 1 de Abril) os preços dos envios para Portugal e Espanha :face_with_symbols_over_mouth:

3 Likes

Com a ajuda dos amigos do SP venho aqui esclarecer algumas dúvidas que surgiram nos últimos tempos.

NOVA NORMA A PARTIR DE JANEIRO DE 2021:

"A partir de 1 de janeiro de 2021, passará a ser obrigatório para todos os expedidores, sejam particulares ou empresas, preencher dados eletrónicos referentes aos envios extracomunitários contendo bens, sendo que o não preenchimento desta informação poderá implicar a recusa do objeto no destino.

Esta alteração decorre de nova legislação em vários países, assim como da adoção e aplicação de standards específicos por organismos internacionais, como a União Postal Universal (UPU), a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e a Organização Mundial das Alfândegas (WCO) e passará a ser necessário o envio antecipado de informações detalhadas de cada envio para as entidades intervenientes – companhias aéreas, alfândegas e operadores de distribuição no país de destino – antes mesmo de estes saírem dos países de origem.

A aplicação destas medidas está relacionada com aspetos de segurança, uma vez que o envio antecipado da informação permitirá fazer a avaliação da conformidade das mercadorias para o transporte aéreo e o cruzamento dos dados dos envios com bases de dados internacionais para a prevenção de terrorismo, contrafação e outras. Por outro lado, estão em causa aspetos de agilização do processo de desalfandegamento, já que o envio e receção dos dados alfandegários em avanço possibilita o processamento das declarações aduaneiras de forma automática, logo mais célere.

Esta informação é conhecida internacionalmente como EAD –Eletronic Advance Data (Informação Eletrónica em Avanço).
Os CTT, como parceiros de transporte e distribuição de tráfego internacional, querem garantir que enquanto expedidor cumpre com estas disposições legais, pelo que disponibilizam aos seus clientes várias soluções que lhes permitem o preenchimento destes dados: as empresas poderão fazê-lo na sua aplicação de expedição cliente, que já se encontrará preparada para esta recolha da informação, quer o faça na Área de Cliente Correio CTT ou nas Aplicações Expresso; os particulares, ou empresas sem contrato com os CTT, poderão fazê-lo no nosso site em “Criar envios internacionais”. Nos produtos Expresso, Os CTT asseguram a recolha dos dados de pré-avisos aduaneiros nas Lojas CTT. Os CTT disponibilizam informação adicional assim como as soluções de envio no site www.ctt.pt.

O não preenchimento desta informação poderá implicar a recusa do objeto no destino. Os Estados Unidos da América já fizeram saber que não aceitarão envios após o dia 1 de janeiro de 2021, se não tiver sido recebida informação eletrónica sobre os mesmos antecipadamente. "

ESCLARECIMENTO: O que não vai ser abrangido por esta nova norma é todo o correio/documentos NORMAL (sem ser registado, sem ser correio azul/prioritário) com peso até 100g e espessura até 3 mm e dimensões standards.

E atenção às compras extra-comunitárias a partir de 1 de Julho: Fim da isenção de IVA e de franquia aduaneira nas compras extracomunitárias até aos 22 Euros. Mais complicações e mais custos…

1 Like

Houve aumento das tarifas no Brasil?

Estive nos correios hoje e não houve aumento no Brasil da tarifa Internacional.
Para cartas nacionais desde janeiro de 2020 a Carta Comercial unificou com a Carta Não-Comercial e custa R$2,05 ainda.
Houve aumento para encomendas internacionais e Sedex

1 Like

Estamos sem aumento de tarifas no Brasil, mas com aumento de países bloqueados para envio . Ou seja, o cenário bem desalentador.

2 Likes

Pequeno aumento, mas sempre aumento.
Confiram na tabela oficial:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-2697-de-25-de-maio-de-2021-322989266

obrigada Luzia

1 Like

Obrigado pela resposta.
Uso ECONÔMICO desde o início do ano. Como eu gosto de fazer
os meus próprios adesivos (sticker), eu coloco adesivos ECONÔMICO
nos cartões.

1 Like

Que adesivo simpático!

Aproveitando: vamos ter um encontro pelo Zoom de festa Junina, apareça!

Fui aos correios hoje e me informaram que houve um aumento nas tarifas. Agora o Porte de Carta não comercial é R$ 2,10. Os valores (Econômico) são:
Grupo III: R$ 2,15;
Grupo IV: R$ 2,30 e
Grupo V: R$ 2,50.

Esses são os preços para postais também? Se sim, pode actualizar no wiki no primeiro post? Se precisar de ajuda basta dizer e nós ajudamos. Obrigado!

1 Like

No Diário Oficial tem:
Porte de Carta não comercial e comercial: R$ 2,10
Grupo III: R$ 2,10
Grupo IV: R$ 2,35
Grupo V:R$ 2,60

Exatamente!
@angelicca o que vale é sempre a publicação oficial.
Deixou de existir o porte não-comercial. Se você tiver selos em que isso estiver escrito, eles passaram a valer igual porte comercial. Ou seja, 1º porte!

Any change in CTT postcard tariff in 2021? Thanks in advance!

Eu percebi, que o primeiro POST deste grupo dá para editar (Wiki).
Eu atualizei as tarefas dos Correios :brazil:
(já em vigor desde 31/05/2021)

1 Like