Tarifas de correio para postais - BRASIL & PORTUGAL 2023 (wiki)

Tarifas para envio de postais

:brazil: BRASIL :brazil:

Correio nacional

Destino PORTE DE CARTA
BRASIL (até 20g em todo território nacional) R$ 2,45
BRASIL (2º Porte - de 20g até 50g) R$ 3,40
BRASIL (3º Porte - de 50g até 100g) R$ 4,75

Atenção: O porte para postagem não é mais dividido em “carta comercial” e “carta não comercial”. A tarifa foi unificada em PORTE DE CARTA (R$ 2,45)

Correio internacional

Destino TARIFA STANDARD
Grupo I (Argentina, Paraguai, Uruguai) R$ 4,10
Grupo II (Demais América do Sul) R$ 4,30
Grupo III (América Central, USA, Canadá) R$ 4,75
Grupo IV (Europa) R$ 5,70
Grupo V (Turquia, África, Ásia, Oceania) R$ 6,05
Ver países em cada grupo
  • Grupo I:
    Argentina, Paraguai e Uruguai.

  • Grupo II (demais países da América do Sul):
    Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Falkland (Malvinas), Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

  • Grupo III (Américas Central e do Norte):

    • América Central: Anguilla, Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Cayman, Costa Rica, Cuba, Dominica, Dominicana, El Salvador, Granada, Guadalupe, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Martinica, Montserrat, Nicarágua, Panamá, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Trinidade e Tobago, Turcks e Caicos e Virgens Britânicas;
    • América do Norte: Canadá, Estados Unidos, Groenlândia, México e Saint-Pierre e Miquelon.
  • Grupo IV (Europa):
    Albânia, Alemanha, Áustria, Belarus, Bélgica, Bósnia-Herzegovínia, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Faroe, Finlândia, França, Gibraltar, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Iugoslávia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, San Marino, Suécia, Suíça, Tcheca (Rep.), Ucrânia e Vaticano.

  • Grupo V (Ásia e Oriente Médio, África e Oceania):

    • Ásia e Oriente Médio: Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bangladesh, Bahrein, Brunei, Butão, Camboja, Catar, Cazaquistão, China, Cingapura, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Macau, Malásia, Maldivas, Mianmar, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri-Lanka, Tailândia, Taiwan, Tadjiquistão, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã;
    • África - África do Sul: Angola, Argélia, Ascenção, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Centro- Africana, Chade, Comores, Congo (Rep. Dem.), Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritréia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malavi, Mali, Marrocos, Maurício, Mauritânia, Mayotte, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, Reunião, Ruanda, Santa Helena, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Seycheles, Somália, Suazilândia, Sudão, Tanzânia, Togo, Tristão da Cunha, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue;
    • Oceania: Austrália, Cook, Fiji, Guam, Kiribati, Nauru, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Pitcairn, Polinésia Francesa, Salomão, Samoa, Timor Oriental, Tonga, Tuvalu, Vanuatu e Wallis e Futuna

:portugal: PORTUGAL :portugal:

Escalão de peso para postais: até 20g (formato normalizado).

Correio nacional

Destino Correio normal Correio Azul (prioritário)
Portugal (inclui ilhas) 0,65 € 1,03 €

Correio internacional

Destino Correio normal Correio Azul (prioritário)
Europa (ver países) 1,20 € 4,05 €
Guiné-Bissau, S. Tomé e Principe, Timor Leste 1,24 € 4,55 €
EUA 1,30 € 4,85 €
Resto do mundo 1,30 € 4,55 €

Lista de preços de correio: Lista de Preços de Correio Nacional e Internacional

Informação sobre retirada de selos de circulação: Selos fora de circulação

Os postais panorâmicos (pelo menos os de 10,5x21cm) são considerados formato normalizado pelos CTT, logo, usam os mesmos selos que o postais de tamanho mais comum (10x15cm), ou seja, portes até 20g.

Se em alguma loja dos CTT vos disserem que têm que pagar mais, insistam que o formato é normalizado pela regras dos próprios CTT (ver página 14).

Note-se que isto aplica-se aos panorâmicos de 10,5x21cm. Outros formatos podem ou não ser normalizados; para confirmar, pode-se ver as regras no manual de endereçamento.

6 Likes

E as notícias que não queriamos ouvir: aumento de preços a partir de 2ªF! :weary:

Europa € 0,88
Espanha € 0,80
Mundo € 0,91

Primeiro dão selos, depois aumentam preços :angry:

uma pergunta @Geminiscp ou quem saiba. eu normalmente deixo os postais no fim de semana (vulgo amanhã), mas já os tenho selados, devo corrigir ou achas que passa?

Passam assim, normalmente há um período de adaptação de uma a 2 semanas em que deixam passar as taxas antigas.

3 Likes

Reparei que no correio azul há um preço para os EUA que é mais caro que para o “Resto do mundo”. Pelo que estou a ver é algo que está a ser introduzido agora. Que raio?

E não é só no correio azul que fica mais caro enviar para os EUA. Acima dos 20gr, é mais caro enviar para os EUA do que para os outros países do resto do mundo.

Antes não havia essa diferenciação. No entanto se antes era o mesmo valor, 1.95€, agora fica mais barato enviar para outros países que não os EUA, 1.80€.

Paula, gentileza corrigir o primeiro post sobre os valores das postagens do Brasil, não existe mais a tarifa não comercial de R$ 1,40, somente a tarifa de R$ 2,05, que agora se chama “Porte de Carta”. E foi exatamente na portaria publicada em 31/01/2020.

Ou seja, Tarifa de envio dentro do Brasil =>> Porte de Carta R$ 2,05

Obrigado !!

Olá Valeria! :wave:

O post com os preços é um wiki, ou seja, é editável por todos — pode corrigir directamente! Basta usar o botão “Edit” que está no fim do texto para começar a editar. :slight_smile:

Opa !! Obrigado por informar Paulo !! Vou fazer então.
A informação tem que estar correta, ainda mais tarifas, não é?
Abraços !!

Estou surpresa (e um pouco confusa), nunca soube dos valores econômicos, sempre vou às agências para postar e só me falam dos prioritários.

2 Likes

Sim, é que sai automaticamente no sistema, mas eles podem selecionar ‘econômico’ e obterão as tarifas que estão aí.

Pergunta aos brasileiros :brazil: :mailbox: :
Vocês usam a opção
PRIORITÁRIO :racehorse: ou ECONÔMICO :turtle: ?

Até hoje, eu sempre usei PRIORITÁRIO - que não é tão rápido mesmo.
(40 dias para Europa, 30 dias para EUA aprox)

Gostaria de saber as experiências de alguem, que usa ECONOMICO.

Grato,
HARALD

Oi Harald!

Eu também só enviava prioritário, até o dia em que me falaram e fiz testes. Pessoalmente, não identifiquei diferença no tempo de entrega.
Daí em diante, passei a enviar muitos mais, pois o custo é praticamente a metade!

O desafio é com os atendentes das agências. Eles recebem treinamentos mega deficitários e não são informados. O sistema aponta automaticamente a tarifa prioritária, e não a ‘standard’ ou como preferem chamar ‘econômica’. Eles tem que ir buscar essa tarifa no sistema. Agências franqueadas costumam até falar o absurdo que isso não existe :rage:
Na prática, com a pandemia, alguns países restringiram envios comuns e só aceitam envios prioritários, mas isso é exceção. Você pode consultar em lista de países liberados.

Ou seja, a demora, que é o que nos chateia, acontece pagando você a metade do valor ou não.

E por último: alguns atendentes querem que esteja escrito no postal ‘econômico’, quando a regulamentação é diferente: no postal prioritário é que deve estar um adesivo apontando a tarifa extra!
Eu mantenho uma relação de amor com os atendentes da agência que mais uso, e eles não me incomodam mais com isso. Temos que conquistar confiança e espaço, eles tem que ser nossos parceiros. Vai por mim, a gente ganha amizades. Eles acabam curtindo postais, selos, tudo!

Qualquer coisa mais, pode dizer. Vamos nos ajudando.

5 Likes

Eu tenho alguns selos como primeiro porte comercial. Qual o valor deles agora? R$ 2,05?

Obrigado!

O nome do porte mudou unificando os antigos serviços, se chama agora Porte de Carta e tem valor desde 01/2020 de R$ 2,05.
Os selos de primeiro porte comercial e primeiro porte vão comercial passaram a poder ser utilizados ambos como Porte de Carta valendo R$2,05.
Porém, agora no final se janeiro/2021 haverá aumento anual de tarifas e o valor do Porte de Carta será majorado. Ainda não saiu o índice e nem qualquer regulação se os antigos selos de Porte comercial (de 2019 e anteriores) poderão continuar a ser usados. Provavelmente sim, e valerão o equivalente ao 1o.Porte de Carta.

Onde tem essa lista dos países?

Aqui mesmo! veja o primeiro post desta lista de conversa! Se não achar, eu te marco lá.

Ótima observação Luzia! Também não observei diferença entre economico e prioritario. Comecei em 2014 o Postcrossing e Usei intensamente o economico entre 2015 e 2017 e foi tudo maravilhoso. Entre 2017 e ano passado não enviei muitos por causa da faculdade mas semana passada enviei 33. Nunca falei com os atendentes porque compro os selos antes e já levo selado, chego lá e só entrego,nem falo nada com eles kkkk Como tenho a balança em casa e cartelas de selos e a lista dos preços nunca deu problema se caso eles fossem conferir,pelo menos todos que entreguei chegaram ao destino

1 Like