Selos

Próximos selos a serem lançados por cá:

Supostamente a emissão do D. Manuel I seria uma emissão conjunta com o Brasil, mas não me parece :face_with_raised_eyebrow:

eles não serão vendidos, foi um selo exclusivo.

Foi o que imaginei. É uma pena!

1 Like

Olá a todos , sou nova por aqui. Será que me podiam ajudar?

Perguntas de principiante :laughing: :

  • Estive a ver o site dos ctt e vi que têm várias series de selos , é possível comprar selos sem ser em series? E de que maneira ?

  • Existe algum catalogo com todos os selos?

  • Na minha terra existe uma pequena loja ctt e só tem selos de bolos, acham que é possível encomendar selos de outro tipo da minha escolha ?

Desculpem se as questões são básicas mas não percebo nada disto . Obrigada :smiling_face_with_three_hearts:

Bem vinda! :grinning:

[quote=“salgueira, post:44, topic:2095”]

  • Estive a ver o site dos ctt e vi que têm várias series de selos , é possível comprar selos sem ser em series? E de que maneira ?[/quote]

Sim, encomendando à Filatelia: filatelia@ctt.pt

Mas eu estou à espera de uma encomenda de postais desde Janeiro… para quem tem conta corrente nos CTT são mais rápidos. Quem não tem estações recheadas de selos perto de casa compensa ter conta. Eu não abro porque só fiz encomendas online no inicio do Covid, desde que passou o choque inicial voltei (a atormentar :rofl: ) às lojas físicas.

[quote=“salgueira, post:44, topic:2095”]

  • Existe algum catalogo com todos os selos?[/quote]

Todos os portugueses em venda ou que existem? Não existe, mas existem sites bastantes completos.

Os CTT têm online os selos dos últimos 2 anos…

Claro que sim! Eu até sugeria que falasse com o responsável da loja para que ele pedisse os selos à central. É o minimo que deviam fazer! Mas é uma luta arranjar selos neste país… :imp:

Programação filatélica de Abril
https://drive.google.com/file/d/1razMKYf25nAZ5cgH4KBnGHHXZocJp1wa/view?usp=sharing

1 Like

para mim, a melhor emissão dos últimos tempos: https://www.ctt.pt/femce/sku.jspx?shopCode=LOJV&itemCode=20211210195

só os pendericalhos não fazem sentido…

2 Likes

E estes? :heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes:

Adoro todos os selos Europa deste ano :smiling_face_with_three_hearts:

2 Likes

Ai, que desgraça… :scream: :scream: :scream:

Isto, SIM, são selos que se apresentem!!! :heart_eyes: :heart_eyes: :heart_eyes: Custa assim tanto fazerem algo de jeito, para variar??!?! :green_heart: :green_heart: :green_heart:

2 Likes

Comprei hoje esses selos do John Lennon no Correio Central em São Paulo, é mesmo me apaixonei por ele! Finalmente posso colocar um selo super bonito aos meus postais de Postcrossing! :smiley:

(E desculpa, talvez seja obvio, mas para mim como Alemão foi legal entender que mesmo o preço da franquia subir no ano que vem, o valor do selo subirá também, como só dzi “2o porte da carta” e não o valor explícito.)

Sim !
Se o valor de face do selo não está em reais, e sim em “porte de carta”, seja primeiro porte, segundo, terceiro, etc, o valor dele segue o valor atual da tarifa.
Se o valor da postagem sobe, pode continuar usando o selo com a tarifa nova mesmo tendo pago o valor anterior por ela.
Bom né? Até um atendente reclamar dizendo que pro exterior não pode usar esse selo sem valor em reais para postagens destinadas ao exterior. Se alguém te falar isso, reclame e mude de agência, pois todas devem aceitar sim.

1 Like

Boas, sou nova nisto de enviar postais e não encontro grande informação sobre selos em lado nenhum (se calhar sou péssima a procurar). Podiam me explicar como funciona esses selos de vários valores? Se um postal para a Europa custa 0.88 cêntimos, posso pôr vários selos de valor inferior? Pode exceder o valor? É que apenas encontro selos de 0.54, 0.80 e acima… Dois selos de 0.54 ou de 0.80 ultrapassa “bastante” os tais 0.88… Como costumam fazer nessas situações?

Bem vinda ao Forum! :slight_smile:

As taxas em vigor para postais até 20 gramas e tamanhos normalizados e sem autocolantes com relevo são:

€ 0,54 - Portugal
€ 0,88 - Europa
€ 0,91 - Resto do Mundo
€ 0,84 - Espanha

Também existem selos de Letras, estes duram a validade de vida do selo, e não dependem do preço a que se compram. A= Azul nacional até 20 gramas, N=Nacional, E=Europa, I=Internacional.

Por exemplo, um selo N é hoje comprado a € 0,54. O selo deve estar activo entre 8 a 9 anos. Daqui a 8 anos o selo nacional já custa € 0,70, mas podemos usá-lo na mesma, até serem retirados do mercado.

Podem enviar-se selos de várias taxas até completar estas tarifas e pode-se enviar a mais (o que os CTT querem é €€€€€). Eu não mando valores a mais, primeiro porque já pagamos bem pelo péssimo serviço que prestam, segundo porque um filatelista deve promover o uso correcto das taxas de correio, custe o que custar, não sabemos se um dia os postais serão alvo de estudo! Não sou filatelista mas cumpro as regras! :innocent:

O problema é encontrar selos de taxas mais pequenas… para os postais ficarem mais bonitos estou a limpar os selos do ano passado das estações onde passo, de € 0,86 e depois coloco um selo de € 0,02 e para fora da Europa um selo de € 0,05.

Outro problema também é fazer caber no postal muitos selos.

Assim sendo, conforme a disponibilidade monetária e o acesso a uma estação decente dos CTT, sugiro que se tenha sempre alguns selos diferentes para se irem optando por escolher selos diferentes para os postais já que ficam infinitamente mais bonitos com um bom selo do que a pobreza de um autocolante das séries base dos últimos anos… :unamused: :frowning_face:

2 Likes

Muito obrigada por esta resposta!!! Já aprendi umas coisas hoje.
A minha maior dúvida era realmente sobre aqueles selos de 0.86 por exemplo, que está no site dos CTT e não sabia como os usar… Assim fico mais descansada para os comprar, pois são realmente mais bonitos que os básicos

1 Like

Não é um selo, mas é um carimbo comemorativo — e vem para aqui perto! :slight_smile:

1 Like

Desculpa a pergunta de ignorante de filatelia, mas onde sabes dessas coisas?

Só sei porque sigo o blog do Sr. Mário: https://o-filatelista.blogspot.com/ que compila religiosamente os novos carimbos comemorativos que aí vêm no que ele chama de “Noticiário de Marcofilia” :slight_smile:

1 Like

Que interessante. Obrigada :relaxed:

Quem é que me tira uma dúvida? Se um postal máximo tiver na frente o valor certo para o destino tenho de colocar alguma coisa onde tradicionalmente leva o selo?

Pelas regras, pode ser enviado assim.

Mas pode levar carimbo de passagem do postal pela máquina e vai danificar o postal “máximo”. Eu cada vez mais tenho postais carimbados no verso, ou seja, no lado da imagem.

Ou também, se a máquina rejeitar por falta de selo e fôr parar às mãos de quem não percebe um boi de filatelia (o que pode perfeitamente ser 99% dos funcionários dos CTT :rofl: ), pode rejeitar o envio do postal sem reparar que atrás está a franquia do serviço… ficas sem saber porque razão o postal não foi entregue. :face_with_raised_eyebrow:

2 Likes