Questions about sending mail from Portugal

Yes. but take in consideration only stamps from 2011 until now are valid. Older than that can’t be used.

1 Like

Thank you both for the heads up on the 10 year expiration! It’s a real shame, but it is good to know!

1 Like

Hi! I have a few questions regarding this topic as well, I hope it’s okay if I post it here and if I change to portuguese as I believe it might be easier for me to express my concerns! :slight_smile:

Gostava de enviar um envelope mas DIY com vários temas, fazer uma colagem de vários tipos de papel ou assim e adicionar uns desenhos assim mais bonitinhos e aesthetic como se vê pelos YouTubes e companhias :grinning_face_with_smiling_eyes:

Corri a página toda dos ctt bem como o ficheiro que têm com informação sobre medidas de envelopes e etc mas não encontrei muito sobre o assunto para além do que foi mencionado acima sobre as cores ‘pastel’ ou pouco vivas.

Portanto a minha questão é: posso decorar os envelopes à vontade ou tenho que cumprir as tais regras? Se sim, como ficam as tarifas abaixo de 20g? E quanto às posições das moradas, não posso mexer muito?

Decidi colocar aqui pois de momento não tenho como me deslocar aos ctt, espero que não haja problema!

Agradeço muito desde já :grinning_face_with_smiling_eyes:

Podes decorar o envelope à vontade mas se a maior parte do espaço não fôr branco ou creme claro, paga a taxa acima.

Não convém ter elementos destacados (como aqueles autocolantes grossos) porque encravam nas máquinas e podem danificar-se. Se tiver algum tipo de relevo, também paga a taxa seguinte.

Claro que isto é se fôr entregue ao balcão, enfiando o correio nos marcos, passa quase tudo, é raro serem fiscalizados. Mas se forem fiscalizados e não estiverem de acordo com as normas, são devolvidos com os selos inutilizados, tens de fazer pagar tudo de novo para reenviar. E se o envelope tiver de ser manuseado por funcionários (ou seja, que não esteja em modo standard), aumenta a possibilidade de ser fiscalizado e devolvido…

Poder, pode-se, mas atrasa todo o processo já que as moradas em zonas standard são para as máquinas a fazerem as leituras. Esse envelope vai sair do sistema (máquinas) e vai ter de ser tratado manualmente, o que pode atrasar o envio cá e lá. Alguns países são muito chatos, por exemplo há países que nem sequer deixam colocar a Stabilo o nome do país de destino porque as máquinas não lêem florescente.

O mais certo é os funcionários dos CTT nem sequer saberem as regras… :face_with_monocle:

1 Like

Muito obrigada pela resposta tão completa que deu! Tirou mesmo todas as dúvidas :grin: não tinha pensado no fator ‘máquinas’ nesta equação nem no tempo que atrasaria no processamento do correio, definitivamente é melhor não mexer na posição das moradas.

Terei então atenção às taxas, obrigada uma vez mais pela resposta! :smiley:

Eu escrevo imensas cartas e uso sempre envelopes decorados para as enviar. Detesto envelopes brancos. Quando são brancos uso fitas, autocolantes ou papel de embrulho para os decorar ou faço os meus próprios envelopes e adiciono uma decoraçãozinha.
Sei dessa regra mas até hoje nunca nenhum voltou para trás e nunca ninguém se queixou de qualquer multa.

Há uns anitos, 2 ou 3, fui à caixa enviar umas coisas e uma delas era um envelope decorado. Na verdade, metade do envelope estava decorado com papel de embrulho de natal vermelho e o resto, a metade onde estava a morada, estava branco. A senhora que me atendeu achou tão bonito que o mostrou aos outros colegas. Não falou em multas… se calhar foi por ser Natal :wink:

Assim como os envio, também os recebo bem decorados e também nunca houve qualquer problema.
As moradas escrevo/colo na tal posição standart e tenho sempre em atenção as cores em que escrevo para não dificultar a leitura.

1 Like

Também estou a pensar decorar com papel embrulho, sempre dá um aspecto mais apelativo que um todo branco, já estava a ficar triste de irem sempre simples! Vou então ter atenção à posição das moradas e esperar que dê certo, obrigada! :slight_smile:

Para a semana vou enviar este mas tenho muitos mais para usar.

1 Like

Como é isso @martinha, ao invés de escrever no postal você fez essas colagens, ou esta é a parte da frente que você redecorou?

@Ladeia, neste caso não é um postal, é um envelope, colei papel de embrulho na parte da frente. Quando decoro os postais, é apenas a parte de trás com washi tape ou autocolantes.

Boa noite!!

Depois de 13 anos… Regresso à comunidade!!!

Como anda isto por aqui!? Muitas mudanças?
Tenho algumas dúvidas sobre os envios de Postais, principalmente em tempos de pandemia…

Partilho algumas dúvidas:

Ainda é possível enviar postais (sem colocá-los dentro de envelopes)?
Posso comprar uma série de selos e colocar no Postal respetivo consoante a taxa/valor do País destino?
Algum documento dos CTT onde conseguia consultar essas taxas? (Já andei às voltas mas confesso que não compreendi metade)

Sabem por favor dizer-me algum link/tópico de com o resumo de informação?

OBRIGADA!!

Bem vinda de volta! :sunglasses: Está tudo igual, apenas os preços dos selos aumentaram e o serviço dos CTT está pior!

Claro, desde que sejam “postais” e não “postais dobrados”.

Dicas sobre o funcionamento do Forum, era isto?

Comprar uma série inteira? O melhor é comprar selos apenas das tarifas que se pretende para evitar ficar com selos que depois não usa, até porque os selos portugueses perdem a validade muito depressa…

Simulador de preços: https://www.ctt.pt/feapl/app/open/calculator/structure.jspx?lang=def

Tabelas:

Nacional

Estrangeiro

@Geminiscp :smiley: muito obrigada!!!

Vou ver tudo com calma pra organizar as ideias por aqui! Parece que “desaprendi” metade das coisas :sweat_smile:

Beijinhos

Hello Everyone,

The last post on the mail thread was 2 years back and I would like to give an update here.

I visited the Trindade CTT Post Office in Porto last week to post 6 postcards to different countries (in and out of Europe) and they gave the stamps with the following values:
I20g = 1.15Euros (To be used to send a postcard outside EU region)
E20g = 1.05Euros (To be used to send a postcard within EU region)

Hope this helps someone!

Happy Postcrossing!

Best Regards

1 Like

those are the actual prices, you can check them in this thread: Tarifas de correio para postais - BRASIL & PORTUGAL 2023 (wiki) - #74 by smarzaro

1 Like

Este ano os postais demoram muito a chegar aos seus destinos internacionais.
Tenho poatais a demorar mais de um mês a chegar a destinos europeus como Alemanha, França e Austria…

Houve alguma justificação pra isto?

Entreguei os postais no Balcão CTT da Gare do Oriente, que já percebi que não funciona muito bem…

Este assunto tem sido abordado várias vezes em vários tópicos mas sobretudo no tópico de assuntos gerais: Conversa Fiada/Off Topic - #1007 by meiadeleite

Os atrasos ou problemas não terão a ver com os balcões, o correio é levantado todos os dias, depois daí para a frente é que estão os problemas.

Não há uma única explicação para os atrasos e os atrasos não são exclusivos de Portugal. Volto a referir que o correio internacional é todo considerado urgente para os CTT e vai todo por avião. Eu tenho vários postais enviados da suprassumo da Alemanha no início de Dezembro para países vizinhos e ainda não chegaram, alguns chegaram na semana passada.

A vida nunca mais foi a mesma desde a pandemia e temo que não voltará a ser igual, não esperem que o correio voltará a ser entregue como era. Cada vez mais que se verifica a nível mundial um desinvestimento no serviço postal, os ordenados e custos estão cada vez mais altos e há cada vez menos correio a circular, o que aumenta os preços dos serviços, o que faz com que as pessoas enviem menos correio… em alguns países nórdicos já se fala em acabar com os correios.

E como se justifica que um postal para a Índia demore menos tempo a chegar que um postal para a Alemanha? Enviei um no passado dia 12 e acaba de ser registado, os que envio para a Alemanha e outros países europeus, têm demorado sempre mais tempo a chegar :thinking:

Tem alguma informação (notícia, estudo, etc) que sustente essa informação? Gostaria de saber quais os propostos e soluções para essa situação no norte da Europa.

É só ler a parte internacional do forum. Tem sido falado ao longo dos anos.