Conversa Fiada/Off Topic

Hoje foi um dia em grande, além de problemas no trabalho e uma chatice descomunal com a NOS, ainda tive a triste ideia de ir aos CTT tentar comprar selos… :woman_facepalming:t4:

Ainda não chegaram aos Restauradores!!! Emitem selos como chouriços e depois não os têm à venda. :face_with_symbols_over_mouth:

Acho que antes do Covid só tinha comprado uma vez e depois do maldito, só encomendei nos primeiros meses, assim que a coisa estabilizou voltei logo às estações.

Mas só tive uma experiência má, que foi demorarem meses (não estou a exagerar, foram mesmo meses) a enviar os artigos. Mas veio sempre tudo certinho.

Isto é ainda mais grave. Primeiro, estarem a dar tabelas desactualizadas, depois, estarem a aceitar encomendas de selos fora de circulação; terceiro, se algo não estava bem, entravam em contacto com o cliente, não escolhiam eles como resolver a questão como lhes apetece… Mas já nada me espanta, é o desgoverno total… :woman_facepalming:t4:

1 Like

Posso estar enganada, mas penso que a tabela foi a @Pachaontas que fez. Selos fora de circulação podes comprar (pelo menos online) para colecção ou assim, mas não sei se podem ou não vender, na verdade. Mas pronto, também já vi postais chegarem com selos em escudos/euros, portanto, vale tudo?! :woman_shrugging:

1 Like

Bom dia,
@Geminiscp e @bom_dia
A tabela fiz. Tirei do site dos CTT as referências dos selos que estão a venda a mim disseram que os selos de não tem valor, que dizerm N, I ou E podem circular. Além disso eles estão a vender esses selos ao preço do valor atual, ou seja, N = .57€ E = .95€ I = 1.05€. Por isso eles tem de os aceitar.

Infelizmente aqui os CTT não tem muitos selos para vender só autocolantes e alguns com valores que não correspondem ao valor do envio. Bom tenho que aos CTT de Matosinhos e ver se há mais escolhas.

Podem circular como os outros, dentro do prazo de validade. A única diferença entre os selos de letras e os selos de números é o preço a que são vendidos. Ou seja, podes comprar e enviar um N de 2014, que na altura compravas por 40 e tal cêntimos e agora pagas € 0,57. Mas têm validade como os outros.

Deve haver aí um equívoco qualquer para estarem a vender selos fora de circulação. Não podem, mas podem alegar que apesar do erro, esses selos ainda têm interesse para coleccionadores.

Os selos fora de circulação não podem circular e se essas peças forem apanhadas nos controlos, são alvo de multa no destino ou devolvidas ao remetente.

As regras que existem são estas, o facto de haverem funcionários que as desconhecem ou não as aplicam não é novidade, é o resultado da sociedade actual em que vivemos.

1 Like

A informação quanto aos selos em vigor está no site dos CTT: Selos fora de circulação

Editado: coloquei no tópico dos preços dos selos estes links de selos em circulação, o link para a tabela e preços e a norma pela qual os CTT têm de aceitar os postais mais compridos, que estava no antigo Forum. Além do uso dos selos com letras, os maxicards e a validade dos selos, este é outro mito urbano que causa dúvidas e atritos com os CTT. Em caso de dúvida, mostrem-lhes isto.
.
.
.
.
.
.
.

Lista de preços de correio: Lista de Preços de Correio Nacional e Internacional

Informação sobre retirada de selos de circulação: Selos fora de circulação

Os postais panorâmicos (pelo menos os de 10,5x21cm) são considerados formato normalizado pelos CTT, logo, usam os mesmos selos que o postais de tamanho mais comum (10x15cm), ou seja, portes até 20g.

Se em alguma loja dos CTT vos disserem que têm que pagar mais, insistam que o formato é normalizado pela regras dos próprios CTT (ver página 14).

Note-se que isto aplica-se aos panorâmicos de 10,5x21cm. Outros formatos podem ou não ser normalizados; para confirmar, pode-se ver as regras no manual de endereçamento.

1 Like

Obrigada pela informação.
Como comprei os selos online já escrevi uma mensagem a solicitar esclarecimentos.
Porque, por exemplo, os selos: CTT traz 3, se fizeres as contas, os valores cobrados, são: 0.57€+0.95€+1.05€ = 2.57€, ou seja, eles dão a entender que se pode usar na correspondência. E este é 2013 e não está naquele cartaz.
Mas já um outro que também comprei: CTT que também foi cobrado aos preços atuais, aparece no carta, mas menciona o preço de 1,5€, quando eles estão a cobrar: 3.31€.
Assim, vou esperar pela resposta por escrito a ver o que dizem.
Mas muito obrigada pela ajuda.
Nidia

Se por cartaz te estás a referir ao catálogo dos selos descontinuados, ambas as séries (Correio Escolar e Falcoaria) estão lá. 1,50 não sei onde foste buscar o valor, talvez a mini sheet/bloco da falcoaria? Como a Paula disse os N, A, E e I são sempre vendidos ao preço válido actualmente, aparentemente mesmo que já nao sejam válidos para uso postal.
Mas se calhar não estou a perceber bem o que queres dizer :grimacing:

1 Like

Não faz mal :smiley:
Como disse, pedi informação nos CTT, porque se eu não os poder usar, vou querer devolver, pois, não quero pagar um selo que tem o valor atual e não o posso usar, pois, para mim não tem outra utilidade, não faço coleção.
E se os CTT faz essa venda assim na loja online, é uma espécie de venda enganosa.
Mas vou esperar pela resposta para ver como faço.

Estarem a cobrar € 3,31 está correcto (se os selos estivessem em circulação), já que essa série traz as 4 letras N € 0,57 A € 0,74 E € 0,95 I € 1,05.

O produto que custa € 1,50 é um Bloco: CTT

Também ainda estão a vender o FDC e o FDCB: CTT

Bom Dia,

Já me responderam, apesar de cobrarem os valore atuais (0,57€, 0,95€ e 1,05€) por esses selos, “não podem ser utilizados para porte postal. No entanto são peças de coleção”.
Fiz uma reclamação, porque se estão fora de circulação o preço a cobrar devia ser o preço em que foram feitos e não os atuais. Isto induz em erro quem compra.
Que chatice!
Não compro mais nada na loja online dos CTT, fiz uma outra compra e novamente mandaram as coisas erradas, além do que os selos que eles lá vendem, nem todos servem para envio. A mim só interessa para envio, claro gostava de enviar com seles diferentes, mas estou a ver que está difícil. :cry:.

Olá pessoal,

Tenho vistos noutras comunidades que muitos reativaram o jogo de “Winner of the month”. O que vocês acham de nós ativarmos o mesmo aqui no fórum português?
Estariam interessados?

1 Like

Eu sim :wink:

1 Like

Eu não participava mas acho bem que se reavive o jogo! :slight_smile:

1 Like

Já votaram no selo Europa deste ano? https://www.posteurop.org/europa2022

Depois de muuuuuuito pensar, escolhi o belga (ganharam os cães mais bonitos :rofl: :rofl: :rofl:). Tenho pena mas o nosso não tem pés nem cabeça. Onde é que já se viu uma N.Sra. e um Menino loiros??? O milagre foi na Nazaré ou na Noruega??? :broken_heart: :woman_facepalming:t4: Aliás, toda a emissão não bate a bota com a perdigota… :woman_facepalming:t4:

2 Likes

O único que até gosto (dos de cá) é o dos Açores, porque Tirem-me daqui!!! :joy::joy::joy:

Ainda não votei, porque não me consigo decidir, gosto dos da Finlândia, do da Armênia, do das Ilhas Aland e mais uns quantos :sweat_smile::sweat_smile:

3 Likes

Eu votei no das :aland_islands:

Queria tanto que o Royal Mail emitisse um selo Europa :cry:

Dos portugueses, gosto é do dos Açores… pelo mesmo motivo que a Inês kkkkk

2 Likes

Mais um voto para o tirem-me daquiiiiiii! :joy: Tão bom!

1 Like

Os CTT finalmente puseram todos os Postcrossers de acordo sobre alguma coisa!!! :rofl: :rofl: :rofl:

3 Likes

Alguém me sabe dizer onde se consegue comprar este magnifico postal? Para quem vive colado à N2, este é um postal sinceramente interessante de se ter e enviar.

@Miguel-Isaias podes-me ajudar?

1 Like